As tendências começam de forma lenta até um grande ponto de inflexão que as tornam conhecidas e necessárias. Por isso, acompanhá-las não é uma tarefa fácil – prevê-las então!
Quem consegue identificá-las acaba liderando as transformações do mundo. Por outro lado, os que se encontram estagnados e desinformados podem ser engolidos por elas!
O que virá em 2021 é um ótimo exemplo do legado deixado pelo ano passado. O comportamento e a mente das pessoas mudaram em 2020, fazendo com que novas tendências, até então inimagináveis, surgissem para o novo ano.
Agora precisamos saber diferenciar as tendências que logo irão cair no esquecimento daquelas que devemos abraçar, e pensar de que forma podemos aplicar nos nossos negócios.
Home office: uma das tendências que vieram para ficar em 2021
Eu vou falar uma tendência que eu conheço e já aplico. Afinal, a nossa experiência tem que ajudar na nossa evolução, sempre! E eu quero te ajudar a crescer também.
Esse exemplo de tendência que veio para ficar, em 2021, é algo que sempre enxerguei como necessidade para as empresas, e que eu já coloco em prática: o trabalho remoto.
De acordo com um estudo realizado pela consultoria Cushman & Wakefield, que ouviu 122 executivos de multinacionais que atuam no Brasil, 73,8% das empresas pretendem instituir o home office como prática definitiva após a pandemia do novo coronavírus.
Antes do isolamento social 42,6% das empresas nunca tinham adotado a prática e, em 23,8% das companhias, o home office não passava de uma possibilidade em análise.
Diminuição dos gastos com energia elétrica, aluguel de imóveis e a aquisição de máquinas e equipamentos estão entre as vantagens financeiras para as companhias com colaboradores trabalhando remotamente.
As empresas que adotam o trabalho remoto diminuem em 50% os custos operacionais, de acordo com pesquisa da Indeed, um dos maiores sites de empregos do mundo.
Como facilitar a gestão remota de pessoas
Lidar com sua equipe a distância pode ser um tanto desafiador. Então o que você, enquanto líder, pode fazer para colaborar com o andamento do trabalho remoto? Quais princípios um bom líder deve ter?
Vou te dar algumas ideias!
1. Papel da liderança
É fundamental que um bom líder consiga ter integridade, transparência e respeito a quem ele tem ao seu lado. Também é importante entender o contexto onde você está inserido e agir com a maturidade que a liderança precisa ter.
2. Pensamento de equipe
É entender que um precisa do outro. O líder precisa da sua equipe e vice-versa. Para que essa relação funcione, são necessários confiança, um bom processo de escuta e comunicação aberta de todas as partes.
3. Empatia
Esse formato de trabalho requer a compreensão de que as pessoas estão em um ambiente pessoal, sujeitas a interrupções, e que podem estar tendo dificuldades como ansiedade, e até mesmo problemas para dormir. Procure entender o momento de cada um e foque no importante, a entrega.
4. Entender o ser humano para cuidar do profissional
Não se esqueça: seja em home office, ou mesmo no escritório, diariamente você vai lidar com pessoas. E elas são a chave para o sucesso do seu negócio!
Acredite, quanto mais atento você estiver às necessidades das pessoas, e do mundo, maior será seu engajamento. Você conquista seu time, que trabalha mais feliz, e oferece uma experiência melhor aos seus clientes – que vão consumir cada vez mais seu produto ou serviço.
Vídeos, Lives e afins
Ninguém conseguiu escapar dessa explosão: milhares de lives no Instagram surgiram (que muitas vezes poderiam ser um simples post), e aquelas longas reuniões de trabalho, que poderiam ter sido um e-mail.
Com isso, aplicativos de vídeo conferência acabaram aumentando seu valor no mercado. Um grande exemplo foi a empresa Zoom – que duvido você não conhecer, mas é um software de videochamadas que possibilita reuniões virtuais.
Quando a pandemia começou, nos primeiros meses de 2020, a Zoom era uma empresa relativamente nova fundada por um ex-executivo da Cisco (uma grande empresa de TI), que ficou conhecido pela promessa de tornar o software de videoconferência mais fácil de usar.
A Zoom afirma que sua receita cresceu 355% no segundo trimestre de 2020, para US$ 663,5 milhões, superando a estimativa média dos analistas de US$ 500,5 milhões, de acordo com um levantamento realizado pela Reuters.
Tudo foi necessário isso pelo fato da impossibilidade que tivemos de manter os encontros presenciais, fazendo com que tivéssemos que viver o mundo através de uma tela.
Certamente as atividades em vídeo seguirão em nossas vidas – essa é uma tendência que eu aposto que só vai crescer!
Startups
Já faz um tempo que esse modelo de empresa é uma tendência. Não é à toa que faço parte desse ecossistema com afinco! Mas começamos com 2021 com sinais claros de que ainda há muito espaço para o crescimento – e que muitos bons frutos devem ser colhidos ao longo do ano.
A estreia de diversas startups na Bolsa de Valores nos últimos meses de 2020 deixa clara essa tendência. O amadurecimento do ecossistema de startups no Brasil despertou o interesse de investidores na procura por diversificação de aplicações financeiras; eles passam a ter mais opções e tendem a se beneficiar com a entrada de novas empresas na bolsa de valores.
Algumas empresas de tecnologia brasileiras que estrearam na B3 com ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) em 2020 foram o site de intermediação de vendas Enjoei.com, a empresa de cupons de desconto e cashback Méliuz e o e-commerce de vinhos Wine.
Por falar em IPO, o Airbnb foi uma empresa que operou milagres em plena pandemia. Remando totalmente contra a maré, fez no mês de dezembro o maior IPO de 2020 nos Estados Unidos e descolou sua suíte presidencial na Nasdaq.
Para entender melhor como isso aconteceu, fica aqui a recomendação do meu artigo sobre o IPO do Airbnb, aqui no blog!
2020 foi também o primeiro ano em que os investimentos nas empresas mais iniciais (seed e venture capital) superou o valor total investido nas companhias mais consolidadas (private equity). Isso pelo fato do amadurecimento do ecossistema de startups no Brasil, que despertou um maior apetite de investidores em um ambiente de forte procura por diversificação de aplicações financeiras. Fazendo com que os menores ficassem maiores.
E caso você tenha alguma startup em busca de investimento veja esse vídeo:
Inovação no dia a dia
O novo normal já começou. As principais tendências nas inovações tecnológicas e de negócios para este ano são fruto da pandemia, e dos novos hábitos que adquirimos.
Pra você entender melhor como a inovação já faz parte do nosso dia a dia, destaquei alguns setores que estão em alta, e que têm startups por trás dos negócios.
Realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV)
Essas tecnologias já fazem parte do nosso dia a dia, do entretenimento aos negócios – sendo impulsionadas pela necessária adaptação ao trabalho remoto. E espera-se que o uso de RA e RV ganhe ainda maior tração em 2021. Como? Assistência remota, nuvens, rastreamento ocular e reconhecimento facial são alguns exemplos.
Saúde
As consultas virtuais foram uma das grandes soluções que surgiram na pandemia, fomentadas por plataformas desenvolvidas por startups. E para este ano, além de mais soluções criativas em telessaúde, podemos esperar avanços em biotecnologia e em inteligência artificial – como no suporte ao diagnóstico de doenças e em tarefas administrativas.
Micromobilidade
As startups estão liderando a inovação em micromobilidade – o uso de bicicletas e scooters elétricas. Seu uso está em crescimento, pois são uma alternativa conveniente de transporte, e já impulsionam a transformação em grandes cidades com a implementação de ciclovias – e seguem a tendência do fim de carros movidos a diesel e gasolina.
Talvez você esteja se perguntando como aplicar a inovação na sua empresa. Eu vou te dar uma ideia: uma outra forma de levar a inovação para dentro do seu negócio é algo simples mas que na maioria das vezes é deixado de lado.
Quer inovar? Olhe também para as pessoas!
As startups são empresas que já nascem conscientes da importância dos negócios humanizados, afinal fazem parte de uma atmosfera inovadora, com uma nova visão dos negócios. Não deixe isso se perder!Se você quiser saber mais sobre negócios humanizados, e entender se sua empresa está preparada para esse processo, eu recomendo um outro artigo aqui do meu blog: “Negócios Humanizados: sua empresa está preparada?” Clica aqui e confere!
Empresa ambidestra
Este princípio nos fala que uma empresa ambidestra é aquela que se divide em dois olhares.
Enquanto um time cuida dos negócios que trazem retorno atualmente, outro time cuida do desenvolvimento de projetos que, no futuro, terão poder de mudar o mercado.
Para isso, precisamos de boas ideias! Muitas vezes temos medo de falar sobre nossas ideias, ou de colocá-las em julgamento diante de outras pessoas. Mas meu conselho é que você não tenha medo da tentativa!
Quando você tem alguma ideia, ou até uma solução para um problema do seu negócio, é normal que apareçam receios por medo de falhar.
Talvez para que suas boas ideias sejam colocadas em prática, seja necessário um olhar experiente, de alguém que tem uma bagagem que você não tem.
E é aí que entra o papel do mentor, do hacker que vai lapidar sua ideia e torná-la mais realista ao mercado. Ele pode te mostrar um caminho, e com sua ótica dizer o que pode dar certo e o que não pode .
Um bom mentor é alguém que já construiu algumas empresas – e faliu outras – e que passou por problemas que talvez você também passe; então para evitar isso, você conta com a ajuda de um mentor, alguém que possa te auxiliar.
Leia também:
- Sem planejamento, seu 2021 será pior que seu 2020;
- O Novo Normal: 5 reflexões sobre empreendedorismo durante a pandemia;
- Ferramentas para usar durante home office;
- Por que sua empresa DEVE se adequar ao mundo do trabalho remoto
Foto: Getty Images. Illustration: Inc. Magazine