Talvez você tenha chegado até mim porque já tem uma startup. Ou talvez você tenha uma ideia na cabeça e queira abrir o seu negócio.

Seja qualquer um dos casos, vou te apresentar os 4 passos que você deve cumprir para receber um investimento de um fundo de Venture Capital, para ajudar o seu negócio a decolar!

Vamos lá?

1 – Sua relação com o mercado escolhido

O Founder Market Fit é um conceito que fala sobre o quanto você empreendedor está conectado ao mercado em que resolveu atuar. Os founders são a cara do negócio, a personificação da empresa e do que ela oferece.

E para atrair as melhores parcerias para essa jornada, e consequentemente conseguir captar bons investimentos, quanto mais apaixonado o founder for pelo mercado escolhido, melhor! Mas se não for um caso de paixão, que seja algo que ele realmente conheça, que tenha um interesse real.

O Founder Market Fit é o que vai facilitar essa jornada, que já não é nada fácil. Provavelmente serão muitos e muitos anos investindo tempo e energia na sua startup, e abrindo mão de muitas outras coisas.

E para que você se mantenha motivado, é ótimo que você tenha tesão pelo mercado que você escolheu entrar. Essa pode ser a chave para mover os negócios, e motivar o founder a transformar alguma dor que ele enxergou em solução dentro de um determinado mercado.

2 – Oferecer um produto ou serviço Zeitgeist Fit

Zeitgeist é uma palavra criada por filósofos alemães para descrever o “espírito dos tempos”. Zeitgeist é o que está em alta, no auge. São aqueles temas que são discutidos porque são importantes, relevantes, para pelo menos uma parte de nós da sociedade contemporânea.

E se o seu produto, ou serviço, é Zeitgeist Fit significa que ele está conectado a algo relevante naquele momento para pessoas ou empresas – e assim, a tendência é que seu produto tenha uma aceitação maior e contínua, já que está ligado a um propósito.

Isso colabora também na atração de mais usuários, de mais talentos para a sua empresa, e, claro, de mais investidores. Acredita-se que o Zeitgeist Fit seja uma das maiores razões de sucesso das startups!

3 – Ganhando mais dinheiro com seu produto

Se sua empresa alcançar o Product Market Fit, tenha certeza que ela está prontíssima para receber investimentos e crescer de forma acelerada.

Esse conceito se torna realidade quando os usuários do seu produto, ou serviço, estão dispostos a gastar dinheiro para continuar a usá-lo. Se sua empresa tem Product Market Fit, isso significa que as pessoas ficariam desapontadas caso não pudessem mais usufruir da sua solução – então elas preferem pagar para não perdê-la.

4 – Ligando as peças

Por último, mas não menos importante, está o Channel-Fit ou Distribution-Fit. É a forma como a empresa vai alcançar mais e mais clientes através das inúmeras possibilidades de canais possíveis. Quando há o encaixe entre um canal de vendas, e a solução, você encontrou o Channel-Fit.

Quando você sabe qual é o canal certo para captar clientes e também qual o custo médio para isso, você consegue calcular de forma muito mais assertiva o LTV/CAC – e assim você maximiza os impactos do seu investimento em growth; que por sua vez é ótimo para um fundo de Venture Capital, que quer o melhor uso possível do seu investimento.

E aí, como está a sua checklist desses quatro passos? Compartilha comigo!

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