in ,

Estudos e Organização do Empreendedor

Como conciliar a rotina de execuções com momentos de aprendizado?

Organização simples, resultados incríveis.

Falo bastante sobre estratégia e, quando se trata sobre ela, a ordem dos fatores altera sim o produto. Por isso que a organização é um fator importante na hora de dar início à algo e arquitetar um bom planejamento.

Tenho trabalhado em cima de temas que recebo em forma de dúvidas e uma grande dor no meio do empreendedorismo é conseguir ser produtivo para se capacitar em meio a rotina que exige tantas execuções devido as atividades e responsabilidades que assumimos. Porém, antes de dar continuidade a essa organização mental, quero te provocar:

O que é Empreendedorismo para você?

  • Segundo o dicionário: disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.
  • Segundo o que penso: é ter iniciativa de implementar novos negócios no mercado ou ideias que tragam mudanças em modelos padrões já existentes correndo riscos e assumindo-os.
  • Segundo meu amigo Israel Salmen, CEO da Meliuz: é a arte de se ferrar todos os dias e não desistir.

Te pergunto isso pra provocar que você crie consciência primeiro a necessidade e o meio o qual está inserido, para que em seguida consiga compreender o quão complexo pode ser na sua rotina encaixar estudos e atividades. Nada é impossível, apenas nossa improdutividade que nos impede de conciliar grandes feitos.

Então, para você que empreende, seja criando um novo negócio ou uma iniciativa interna (intraempreendedorismo) quero te dar algumas dicas fundamentais para conciliar a vida de responsabilidades com estudos.

3 passos para conciliar rotinas de estudo e organização

Passo 1: Planeje

Se hoje eu parar e te perguntas quantas e quais são suas atividades diárias, o que você me diria? Ter um planejamento cria uma rotina para suas atividades e isso gera o ganha/ganha. Manter o padrão, um roteiro a seguir e um calendário são pequenas atitudes que me ajudam a manter a linha. Se o segredo da produtividade é mais transpiração do que inspiração, com toda certeza organização e planejamento são grande parte desse suor todo. 

Passo 2: Priorize

A matriz do Importante x Urgente precisa ser um hábito de todo empreendedor. A melhor forma de ter tempo de sobra é criando essa sobra no seu dia através dessa ferramenta que consiste em te ensinar a priorizar suas atividades 

  • Importante E Urgente: faça agora, sem pensar duas vezes, você pode estar sendo o impedimento de alguém.
  • Importante NÃO Urgente: coloque no mapa de atividades e decida quando irá fazer visando que essa atividade não entre na urgência.
  • NÃO Importante E Urgente: se puder, delegue a alguém e se não tiver pra quem delegar, faça após as atividades do item 1 dessa lista.
  • NÃO Importante NÃO Urgente: se der tempo, depois você volta para esse ponto.

Aplicando essa matriz, você consegue otimizar seu tempo, executando suas atividades mas também se aprimorando todos os dias através dos estudos de temas que te trarão o conhecimento que você precisa no momento.

Passo 3: Execute

“Mack, como vou ter tempo pra aprimorar meu conhecimento se eu executar mais?”

Parece loucura eu te dizer que você vai passar a ter mais tempo se começar a executar mais coisas, mas é pura verdade. Depois de você aplicar a matriz importante x urgente, verá que após as atividades primordiais sempre nos resta um tempo a ser aproveitado.

Utilize o tempo para estudar assuntos que serão úteis ao momento que está vivendo ou a projeção que fez para sua trajetória, só não passe a ser o que chamo de obeso mental, que são aqueles que estudam muito e não aplicam nada. Em meio a produção você aprende muito, principalmente a como melhor o que já faz hoje.

E aí, essas dicas são úteis para você melhorar o seu dia a dia? E outro conselho que dou é que você dê um passo de cada vez, aplique os 3 de forma gradual e vai perceber que muito da sua rotina irá melhorar.

Written by Romulo Henrico

Social Media | Diretor de Arte | Videomaker | Fotógrafo | Publicitário e amo viagens :9
Eterno curioso e apaixonado pela publicidade desde 2006, passei por quase todas às áreas para entender o dia a dia das agências e começar empreender. Sou designer, social media, filmmaker, produtor, diretor de arte, atendimento e amante do ecossistema de startup.
O associativismo e espirito de comunidade em eventos fazem parte de mim, fiz parte de iniciativas pela CDL Jovem, Sebrae, SAP Next Gen, Startup Weekend e projetos de rua que visam ajudar os necessitados.
Quero junto da comunidade traçar os melhores caminhos para impactar milhões de pessoas!

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments