Na The Venture City, recebemos startups para o programa de diversas partes do mundo, com times complementares. É um desafio fazermos com que todas as equipes estejam na mesma página quanto às prioridades, uma vez que elas podem ser bem diferentes entre os profissionais com formação em negócios e os com formação em engenharia/produtos, por exemplo.

Por isso, para garantir que todos em uma equipe falem a mesma língua e possam escalar cada vez mais rápido a startup, A The Venture City está lançando agora uma série de posts com conjuntos de KPIs que podem ser utilizadas para definir metas entre equipes de todos os níveis de uma startup.

O primeiro destes posts é sobre Quick Ratio. Não sabe o que é? Eu te explico: a métrica também é conhecida como “índice de teste ácido”. É uma métrica para a capacidade de uma empresa de usar seus ativos para extinguir seu passivo circulante.

As postagens ainda ensinam a calcular a métrica. O gráfico abaixo demonstra como decompor as contagens de usuários para um produto hipotético de um mês para o próximo:

Ou seja, a proporção dos usuários adicionados (novos + que retornaram) sobre os usuários perdidos (churn) é chamada de Quick Ratio:

Se o Quick Ratio for maior que 1, o número de usuários está aumentando; por outro lado, se for menor que 1, ​​o número de usuários está diminuindo. Fácil, né?

Nós recomendamos que os fundadores das startups acompanhem esta métrica continuamente porque é uma maneira rápida de acompanhar o crescimento, retenção e rotatividade de clientes, demonstrando se sua empresa está crescendo da forma esperada. É uma espécie de “batimento cardíaco” do seu produto.

Caso sua empresa ofereça uma série de produtos, utilizar Quick Ratio pode ser uma forma interessante de comparar o desempenho dos produtos ofertados. A dica vale também para comparar com outros produtos do mercado, de uma mesma categoria:

O exemplo do gráfico acima mostra que a empresa C tem o maior Quick Ratio. Ou seja, é a que tem a maior taxa de retenção de usuários. 

A métrica também é uma boa ferramenta para ajudar a priorizar esforços de marketing e produto. Aqui, o gráfico mostra o Quick Ratio em diferentes combinações de aquisição e retenção de usuários:

Aí entra o conjunto da prática do silêncio. Meditar, ficar

Se você ainda não começou a utilizar a métrica, recomendo que estude sobre ela e aprenda a aplicar no seu negócio. Hoje, muitos VCs estão utilizando Quick Ratio para saber quais empresas valem a pena receber investimento.

O que este índice diria sobre a sua empresa para os investidores?

*Baseado no artigo “Quick Ratio as a Shortcut to Understand Product Growth

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