Na The Venture City, recebemos startups para o programa de diversas partes do mundo, com times complementares. É um desafio fazermos com que todas as equipes estejam na mesma página quanto às prioridades, uma vez que elas podem ser bem diferentes entre os profissionais com formação em negócios e os com formação em engenharia/produtos, por exemplo.
Por isso, para garantir que todos em uma equipe falem a mesma língua e possam escalar cada vez mais rápido a startup, A The Venture City está lançando agora uma série de posts com conjuntos de KPIs que podem ser utilizadas para definir metas entre equipes de todos os níveis de uma startup.
O primeiro destes posts é sobre Quick Ratio. Não sabe o que é? Eu te explico: a métrica também é conhecida como “índice de teste ácido”. É uma métrica para a capacidade de uma empresa de usar seus ativos para extinguir seu passivo circulante.
As postagens ainda ensinam a calcular a métrica. O gráfico abaixo demonstra como decompor as contagens de usuários para um produto hipotético de um mês para o próximo:
Ou seja, a proporção dos usuários adicionados (novos + que retornaram) sobre os usuários perdidos (churn) é chamada de Quick Ratio:
Se o Quick Ratio for maior que 1, o número de usuários está aumentando; por outro lado, se for menor que 1, o número de usuários está diminuindo. Fácil, né?
Nós recomendamos que os fundadores das startups acompanhem esta métrica continuamente porque é uma maneira rápida de acompanhar o crescimento, retenção e rotatividade de clientes, demonstrando se sua empresa está crescendo da forma esperada. É uma espécie de “batimento cardíaco” do seu produto.
Caso sua empresa ofereça uma série de produtos, utilizar Quick Ratio pode ser uma forma interessante de comparar o desempenho dos produtos ofertados. A dica vale também para comparar com outros produtos do mercado, de uma mesma categoria:
O exemplo do gráfico acima mostra que a empresa C tem o maior Quick Ratio. Ou seja, é a que tem a maior taxa de retenção de usuários.
A métrica também é uma boa ferramenta para ajudar a priorizar esforços de marketing e produto. Aqui, o gráfico mostra o Quick Ratio em diferentes combinações de aquisição e retenção de usuários:
Aí entra o conjunto da prática do silêncio. Meditar, ficar
Se você ainda não começou a utilizar a métrica, recomendo que estude sobre ela e aprenda a aplicar no seu negócio. Hoje, muitos VCs estão utilizando Quick Ratio para saber quais empresas valem a pena receber investimento.
O que este índice diria sobre a sua empresa para os investidores?
*Baseado no artigo “Quick Ratio as a Shortcut to Understand Product Growth”