Você com certeza vai concordar que vivemos em uma época na qual as novas tecnologias e o surgimento de mercados cada vez mais disruptivos trazem desafios grandes para empreendedores. Um dos maiores, eu diria, é a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos. 

Para ilustrar cenários assim, foi criado na década de 90, pelo U.S Army War College, o termo mundo VUCA. Na verdade, a expressão foi criada para explicar o mundo pós-guerra Fria, mas encaixa-se perfeitamente com o atual que continua dinâmico e incontrolável. 

O acrônimo VUCA corresponde às palavras, em inglês, Volatile, Uncertain, Complex e Ambiguous, que em português ficaria VICA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). E é ao entender o que cada palavra significa que você conseguirá visualizar como isso afeta as empresas e como é possível contornar seus efeitos. 

– Volatilidade: o termo compreende a velocidade em que as coisas ocorrem na sociedade e como isso dificulta a previsão de cenários como era feito anteriormente. Isso exige do empreendedor ações ágeis, seja para a contenção de impacto ou aposta nas oportunidades que surgirem;

– Incerteza: como consequência do tópico acima, a incerteza acaba virando algo comum na rotina das empresas. Ou seja, soluções e respostas que eram tidas como certas podem não auxiliá-lo em um futuro próximo; 

– Complexidade: o ambiente complexo atual, que se dá através da conectividade e   interdependência das coisas, resulta em acontecimentos não-lineares dificultando a tomada de decisão de um líder; 

– Ambiguidade: representando a falta de clareza na hora de interpretar um fato, esse tópico mostra a um líder que para um único cenário, existem inúmeras formas de analisá-lo. Tal fato aumenta ainda mais a relevância e a necessidade de uma gestão de riscos. 

Dentro desse cenário, grandes corporações e startups podem encontrar diversos desafios, tais como: manter sua relevância mesmo diante de novos modelos de negócios ou concorrências disruptivas, criar um novo modelo de negócios e expandir a atuação da empresa para ambientes ainda complexos como um país desfavorável economicamente ou politicamente. 

Como se adaptar ao Mundo VUCA?

o que é vuca?

Até aqui percebemos que o Mundo VUCA exige que as empresas passem a antecipar cenários e questões que afetam as condições, avaliem a interdependência das variáveis, preparem-se para realidades e desafios alternativos, além de abordarem e interpretarem oportunidades relevantes. 

Provavelmente, a essa altura do campeonato, você deve estar se perguntando como cumprir tais exigências para começar a gerenciar sua organização através dessa realidade. Acertei? Então, se ligue nas dicas a seguir:

Multidisciplinaridade 

Um dos principais elementos para se adaptar à complexidade do mercado é a multidisciplinaridade. Ela te ajuda a ter visões mais abrangentes sobre o mercado, facilitando o encontro de soluções eficientes para seus problemas. 

Resiliência 

Como já dito, no Mundo VUCA as mudanças acontecem muitas vezes e rapidamente. Um empreendedor que adota a resiliência como uma característica consegue buscar alternativas para os desafios que surgirem e assim, manter sua empresa íntegra. 

Flexibilidade

Diante de cenários turbulentos, essa característica é essencial para ajudar o empreendedor a compreender as diferentes situações e se adaptar a elas. 

Iniciativa 

Ao tomar decisões rápidas e tomar iniciativas frente aos problemas de uma empresa, o empreendedor consegue diminuir o impacto que isso teria na organização. 

Claro, atitudes assim também podem induzir ao erro, mas o conceito de “errar rápido”, permite igualmente que a empresa consiga tomar rumos com maior agilidade e adaptação. 

Gestão eficiente

E por fim, mas não menos importante, busque uma gestão eficiente para a sua empresa.  São os seus gestores que transmitirão aos demais colaboradores as habilidades necessárias para a adaptação para o cenário atual. 

Ah, importantíssimo: lembre-se que os valores de sua organização não devem ser deixados de lado. Sim, é importante que mudanças aconteçam e novos modelos de negócios sejam criados para gerar mais competitividade no mercado, mas conserve os valores pelos quais sua empresa foi criada e nos quais você acredita. Por hoje é só, pessoal! E não se esqueça: nos vemos no próximo artigo!  

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