Por que medir resultados é tão importante? É simples: para entender se a sua startup, o seu negócio, está tendo sucesso. Se a resposta for sim, é porque suas estratégias estão indo bem. Se não, você terá a chance de construir um novo caminho.
Em uma empresa, todas as decisões devem ser tomadas com embasamento em números reais e estatísticas sólidas que mostram as ações que a organização realizou. Por isso, é essencial medir resultados e analisar os dados de forma cíclica durante todo o processo de crescimento da empresa. Com esse conhecimento detalhado sobre as ações concluídas e em andamento da companhia, você pode avaliar se elas estão alcançando o resultado esperado. Se não estiverem, muitas vezes ainda é possível corrigir erros e melhorar o desempenho. Isso certamente ajuda a salvar tempo e dinheiro.
Já para as ações concluídas, a mensuração de resultado pode ajudar a explicar o que funcionou e como isso pode ser repetido, assim como as ações que não tiveram bons resultados podem apontar caminhos que devem ser evitados.
Segundo o Sebrae, medir resultados permite:
- identificar de maneira quantitativa e qualitativa o desempenho de cada ação que a empresa realiza;
- embasar a tomada de decisões de ajuste do seu negócio, ou;
- até mesmo o cancelamento de uma ação.
Algumas formas de medir os resultados do seu negócio
Segundo a Exame:
- Campanhas de marketing: entender quantos dos seus clientes estão chegando à fase de compra a partir das redes sociais ou de publicidade para mensurar os resultados das campanhas de marketing.
- Capital de giro: saber quanto dinheiro a empresa precisa para funcionar.
- Lucratividade: divida o lucro pelo faturamento para saber qual o percentual de lucratividade da empresa.
- Custo da mercadoria vendida: importante para saber o seu lucro sobre mercadoria.
- Risco financeiro: dado importante, pois é o que bancos irão avaliar na hora de oferecer crédito.
- Controle de preços da concorrência: você precisa saber se está precificando seus produtos e serviços de acordo com o mercado.
- Turnover: a rotatividade dos funcionários da empresa, o que indica se você está perdendo tempo e dinheiro treinando funcionários que não vão dar retorno.
- Clima organizacional: entenda como os seus funcionários se sentem trabalhando na empresa e como pode melhorar.
Existem ferramentas para fazer isso de forma simples e rápida. Uma delas é o Quick Ratio, sobre o qual vamos falar mais abaixo.
Como o Quick Ratio pode ajudar a medir resultados
Para tornar o seu negócio escalável, você precisa gerar resultados. É simples assim. Mas como você entende qual é o resultado que você está gerando? E como você seleciona as métricas mais importantes e analisa o valor que sua empresa está gerando?
O Quick Ratio é a chave para esse dilema.
Muito popular no mundo das finanças, essa métrica também é conhecida como “índice de teste ácido”. Com o quick ratio, você pode testar a capacidade de uma empresa de usar seus ativos para extinguir seu passivo circulante e avaliar qual é a proporção e a razão do seu negócio.
Vamos a um exemplo. Ao olhar a evolução mês a mês de um produto SaaS, podemos considerar a proporção de crescimento da base de usuários (novos + aqueles que retornaram) sobre os usuários perdidos (churn). Dessa maneira, medimos um Quick Ratio.
E agora? Se o índice Quick Ratio for maior que 1, o número de usuários está aumentando. Por outro lado, se for menor que 1, o número de usuários está diminuindo. É essencial que os fundadores acompanhem essa métrica continuamente, porque é uma maneira rápida de acompanhar o crescimento, retenção e rotatividade de clientes, demonstrando se o seu negócio é escalável e se está crescendo da forma esperada. É como se fosse o “batimento cardíaco” do seu produto.
No entanto, esse índice é só uma parte de toda a estratégia. Entendendo a importância dessa medição, você pode preparar todo o sistema de sua startup e treinar seu time para entender as variáveis.
Por que aplicar quick ratio e mensurar resultados é importante
- Caso sua empresa ofereça uma série de produtos, utilizar Quick Ratio pode ser uma forma interessante de comparar o desempenho daquilo que você oferece;
- a métrica também é uma boa ferramenta para ajudar a priorizar esforços de marketing e produto;
- muitos investidores utilizam Quick Ratio para saber em quais empresas vale a pena investir.
Ademais, todo o bom CEO também tem que ser um bom CFO; e todo o bom CEO precisa saber vender, inspirar e contratar. Então, se você está liderando um negócio e quer que ele seja escalável, existem prioridades. Pensar em muitas artimanhas, métodos ou, principalmente, software, fica em segundo lugar.
O mais importante de tudo é pensar em resultados: é muito melhor que você venda primeiro e construa depois do que ficar muito tempo dedicando para construir algo e não vender.