in , ,

LoveLove

Alta Performance: você é um profissional de alto nível ou só acha que é? – 5 dicas para se tornar um

Conheça 5 dicas práticas para alcançar a alta performance e elevar ao máximo seu potencial.

De acordo com relatório do Crunchbase, o Brasil está no pódio dos países que mais produz unicórnios no mundo, ficando com a medalha de bronze. Empatado com a Alemanha, nós colocamos mais cinco startups bilionárias na lista!

Com o aumento de investimentos em startups no Brasil, o mercado de startups está aquecido. Por isso, alta performance é o assunto do momento, principalmente no mundo dos negócios. Mas você sabe o que isso significa? Será que você é um profissional de alta performance? Se sim, sua chance de colocar sua empresa na sonhada lista dos unicórnios mundiais é grande. Se não, ainda há muito o que aprender.

A alta performance é alcançada quando uma pessoa eleva ao máximo seu potencial e, com isso, consegue ir além do esperado e superar todas as expectativas. Ou seja, se você é pontual, entrega suas demandas sempre no prazo, cumpre metas, mas para por aí, você ainda não alcançou uma alta performance. 

“Mas Mackeenzy, sempre alcanço bons resultados. Não é essa a ideia de alta performance?”. Eu te digo que não. Quem quer alcançar uma boa performance precisa estar disposto a se superar, buscar sempre novos conhecimentos e colocar, para si próprio, metas e objetivos mais audaciosos.  

Estratégias para uma alta performance

Como eu disse, para ter uma alta performance é preciso sempre ir além e superar todas as expectativas, mas como fazer isso? 

1 – Defina metas

Tudo que não tem meta não vai para frente, fica estagnado. É preciso definir um objetivo para que exista um ponto de partida e um ponto final. São eles que vão medir o seu progresso. Mas lembre-se: chegar ao ponto final não é suficiente! Você precisa, e deve, ir além! 

Escolha uma meta, delimite-a o máximo possível e coloque um prazo. Importante que seja algo desafiador e que sirva como inspiração para você todos os dias. Para isso, utilize ferramentas e metodologias para chegar até lá.

Defina OKR’s para alcançar objetivos pessoais e profissionais, e utilize Metodologia Ágil para eliminar os gaps da sua produção, otimizando seu tempo e potencializando sua capacidade de realizar entregas.

2 – Estude  

O mundo vive em constante atualização e você precisa acompanhar isso se quiser alcançar uma alta performance. Além de se aprimorar nas áreas que já domina, explore novas áreas. 

Um bom empreendedor precisa saber de tudo um pouco, afinal, ele não pode deixar de enviar um relatório porque não entende muito de Excel. 

Participe de eventos voltados para a sua área, leia livros escritos por grandes empreendedores, peça dica de conteúdos para sua rede de contatos e mentores. Escute o que as pessoas mais experientes têm a te ensinar!

3 – Feedback

Entenda que todo feedback é positivo! Ouça atentamente o que lhe disserem e extraia todas as informações que farão você realizar as próximas tarefas com maestria e alta performance.

Mais importante do que ouvir o feedback e entender o porquê daquela pessoa estar te falando aquilo, é pedir feedbacks. Se você está estagnado na sua bolha, não vai conseguir perceber quando estiver preso na zona de conforto.

4 – Foco é amiga da produtividade

Foque nas suas atividades diárias e veja como sua produtividade irá aumentar. Atualmente, somos bombardeados de distrações a todos os momentos como notificações no celular, newsletters promocionais e até uma piada que o colega de trabalho soltou ao lado. Fuja de tudo isso! 

Há muita glamourização na palavra “multitarefa”, mas é essencial que você foque em uma coisa de cada vez! Quem tenta fazer mil coisas de uma vez, acaba não fazendo nenhuma direito. Priorize as atividades do dia, começando pelas mais difíceis e, se possível, sempre planeje seu dia na noite anterior.

Delimite um tempo diário para suas redes sociais, feche as abas que não serão utilizadas no momento e foque em tarefa por vez. Também descubra o melhor horário para sua produção. Você é de acordar cedo e deixar tudo encaminhado até o horário de almoço ou é daqueles que produz mais ao final do dia? Se ainda não sabe, descubra. E use esse tempo a seu favor.

5 – Cuide de você

Pode parecer clichê, mas você não irá muito longe produzindo se seu corpo não estiver em sintonia com a sua mente. 

Durma a quantidade de horas recomendadas pelos médicos, faça atividades físicas e o mais importante: não pule as refeições para adiantar trabalho, por exemplo. Pode parecer uma ótima ideia inicialmente, mas futuramente irá impactar ainda mais na sua performance. 

Por fim, tente fazer do seu período de trabalho um momento prazeroso no seu dia. Busque coisas que te inspiram para ser sempre, além de ótimo profissional, uma pessoa cada vez melhor. Afinal, é para isso que a gente está vivo, né?

Written by Edson Mackeenzy

Mack é um elo entre as Startups e o mercado, por este motivo sempre é reconhecido como um dos empreendedores mais influentes do Brasil. Já participou de centenas de conferências de comunicação, relacionamento, empreendedorismo, tecnologia e negócios em todo o mundo.

Comments

Leave a Reply
  1. Após empreender por 8 anos, resolvi pivotar minha carreira para área do esporte (ser triatleta), aprendi muito durante 8 meses até que olhei para meu momento atual e vi que tinha feito a pior escolha para minha carreira:
    Transformei meu hobby em profissão e não tinha mais hobby e estava perdendo totalmente o tesão no triathlon.

    Um dos blogpost que escrevi foi cruzando um paralelo como os atletas de alta performance treina e como nos “treinamos” time de desenvolvimento https://avelino.run/formando-desenvolvedores-de-alta-performance/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments