O Airbnb operou milagres em plena pandemia. Remando totalmente contra a maré, fez no mês de dezembro o maior IPO de 2020 nos Estados Unidos e descolou sua suíte presidencial na Nasdaq.
Em um ano em que muitos negócios quebraram, a empresa de “bed and breakfast” (cama e café da manhã, em tradução livre) também foi afetada pela crise, não se engane.
Demissões, altas taxas de cancelamento, empréstimos, dívidas que somaram US$ 2 milhões; tudo levaria a empresa ao fracasso. Só que a volta por cima veio com uma alta de 112% nos seus papéis na Nasdaq. Nem o próprio Brian Chescky, CEO do Airbnb, esperava essa reação do mercado!
E como isso tudo foi possível? A empresa se reinventou.
Ela enxergou seu modelo de negócio com outros olhos, e procurou entender o que realmente oferecia para seus clientes – e também para o mercado: as experiências.
Os diferenciais desde a fundação da empresa são exatamente as experiências, a ideia de que seus clientes se sentissem parte da cultura local de seus destinos, e o incentivo ao envolvimento dos turistas com as comunidades.
Ah! Se por acaso você não conhece o Airbnb, vou te apresentar: essa startup é uma das maiores plataformas do mundo para estadias e atividades únicas e autênticas. Eles oferecem mais de 7 milhões de anúncios de acomodações e 40 mil experiências desenvolvidas por anfitriões locais.
A inovação na prática da Airbnb e a alta na Nasdaq
Qual foi então a estratégia adotada pelo Airbnb, que o levou à alta na Nasdaq? Ao invés de chorar as perdas, eles abriram os olhos para novas oportunidades e desenvolveram uma nova linha de produtos baseados na sua premissa: as experiências que proporcionam aos usuários.
O que tinha tudo pra ser uma tragédia, virou uma nova oportunidade de negócio e as vendas continuaram acontecendo. Hoje a plataforma tem mais ou menos 800 experiências online, como aulas de culinária, artes e experiências com equipes da Broadway, por exemplo.
E eles querem mais: a próxima aposta é a de que as pessoas irão pagar para passar tempo com pessoas que teriam conhecido em suas viagens pelo mundo. Vamos ver o que vem por aí!
Turismo responsável e sustentável
Outra forma de incentivar o turismo responsável e sustentável, e consequentemente trazer mais benefícios para as comunidades locais, foi a implementação de uma ferramenta chamada Portal da Cidade.
O Portal da Cidade é uma parceria do Airbnb com centenas de cidades, estados e países do mundo todo; um trabalho conjunto que visa estimular iniciativas de apoio às autoridades em suas estratégias para alavancar o turismo e alavancar a recuperação econômica no cenário pós-pandemia.
“Criamos esta ferramenta com as cidades, e nosso objetivo é garantir que ela funcione para grandes e pequenas cidades e seja adaptável a diferentes necessidades. A maneira como vivemos e viajamos continua mudando. O Portal da Cidade do Airbnb tornará mais fácil para cidades de todos os tamanhos trabalharem conosco e se beneficiarem de nossa comunidade”, disse Brian Chesky, cofundador e CEO da Airbnb.
E no seu negócio, dá pra se reinventar?
A resposta é SIM! Sempre dá. Parece papo furado, mas os momentos de crise realmente servem para nos ajudar a pensar diferente e enxergar o cenário do mercado como um todo.
Um bom caminho é seguir o exemplo do Airbnb e voltar as atenções para o seu público, os seus consumidores. Perceba quais necessidades seu produto, ou serviço, realmente atende. Será que falta alguma coisa? Será que você poderia fazer de forma diferente?
Junto a isso, procure olhar para tudo a sua volta com um olhar minimalista; mire no crescimento de modo orgânico e bota intensidade em tudo isso! Esse é o segredo para a entrega final, ou seja, o seu processo de reinvenção.
Não ache que necessariamente você tem que mudar o mundo com um novo e revolucionário produto, mas tenha em mente o quanto isso é importante para o SEU negócio.
As dificuldades acabam mostrando novos caminhos, que a vida “normal” dificilmente mostraria, dão aquele sacode na gente! Coragem!💪🏻
Leia também: