A não ser que você tenha estado em coma ou fora o planeta Terra, deve ter visto que a OMS (Organização Mundial de Saúde), declarou pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na última semana.

Além do vírus, existe a pandemia de informações – nem sempre corretas – e aproveitei minha visita ao Dr. Guilherme Takassi, Médico da Mente/Corpo, e bati um papo com ele sobre dicas de como podemos manter a mente calma num momento como esse.
Dr. Takassi destacou a importância de fazer o básico e o essencial: cuidar de si. Ter bons hábitos, antes de tudo, vai te ajudar muito nesse processo, e o mais importante é cuidar da mente. Ele fez uma analogia que vale a pena destacar: “nosso corpo funciona como uma orquestra musical. Temos o baço, o fígado e o pâncreas, tudo isso são ‘instrumentos’. Para você fazer um som bonito, gostoso e harmônico, os instrumentos têm que ser bons? Sem dúvida! Só que não adianta ter instrumentos bons se você não tem quem coordena, e no nosso caso, quem coordena tudo isso é a nossa mente”, diz ele.
Precisamos estar atentos quanto ao terror mundial que vem sendo instalado. Entendemos que não podemos deixar a ansiedade subir para não começarmos a sentir sintomas sem que haja de fato um caso clínico, pura e simplesmente por ansiedade.
A prática do silêncio
Naturalmente, o ser humano em questão de sociedade, precisa de contato com as pessoas. Nosso meio é interpessoal em que envolvem relacionamentos amorosos, familiares, de trabalho e amigos. Num momento em que tudo começa a andar na contramão todos se assustam. E o primeiro item para começar a lidar com isso é olhar para o seu próprio interior.
Aí entra o conjunto da prática do silêncio. Meditar, ficar com você mesmo, controlar seus pensamentos e desenvolver sua IMUNIDADE EMOCIONAL.
Agora meu recado: não levamos a sério ou não entendemos que quando nossa emoção se descontrola, nossa imunidade cai. Nosso corpo direciona a energia para a neurose e se desprotege. Tão importante quanto álcool em gel é não cair na armadilha do medo e desmontar suas defesas.
O momento é sério, mas não precisamos entrar em pânico. Redobrar medidas básicas de higiene, respeitar a quarentena em casa e cuidar os seus pensamentos.
Vamos manter o foco na meditação e no pensamento positivo, ok?
Assista a entrevista completa com o Dr. Guilherme Takassi 😉